quarta-feira, outubro 20, 2021

Surpresa de Uva e um Desafio

Surpresa de Uva

Eu suspiro pelos clássicos – e, nesse momento, não estou me referindo à pâtisserie francesa. Quem nunca brigou pela raspa da panela do brigadeiro, passou o dedo gordinho pelo merengue do bolo de aniversário ou surrupiou um pedacinho do chocolate picado para o mousse? Os doces caseiros, daqueles de mãe mesmo, são repletos de memórias afetivas, de histórias carinhosas, de momentos compartilhados. Sempre amei os almoços de domingo, daqueles que reúnem a família inteirinha ao redor da mesa, onde cada um prepara a sua especialidade doce para repartir. Sagu com creme, pacumê pavê, torta de bolacha, ambrosia, mousse de maracujá – quem nunca pediu um repeteco dessas sobremesas, que atire a primeira lata de pêssego em calda (que, aliás, fica uma delícia com creme de leite).

Esse assunto me deixou gulosa – e curiosa. O que vocês acham de dividir comigo uma receita clássica de família? Eu vou escolher a preferida, preparar aqui em casa e compartilhar aqui no blog! Afinal, o que é a vida, senão um monte de espaços entre uma refeição e outra? (sou hilária) Mandem pro e-mail [email protected], não vejo a hora de receber!

Surpresa de Uva

Rendimento: 10 porções

200g de chocolate meio amargo
2 caixinhas de creme de leite
2 latas de leite condensado
Uva Itália
Confeitos de chocolate belga

Primeiro, faça o brigadeiro branco – que chamamos aqui no Sul de branquinho. Coloque o leite condensado em uma panela e use uma espátula para mexer, sempre em fogo baixo. Ô, paciência. Vai ficar super líquido, pra depois começar a criar uma textura cremosa. Quando desgrudar do fundo da panela, desligue e junte uma caixinha de creme de leite. Misture bem e preencha os potinhos que você vai usar para servir até a metade.

Coloque o chocolate picadinho em uma tigela que possa ir ao microondas. Derrame uma caixinha de creme de leite por cima e leve ao micro, mexendo de 30 em 30 segundos até derreter.

Higienize, corte ao meio e retire as sementes das uvas. Quando o brigadeiro estiver frio, coloque nos potinhos a quantidade que quiser e derrame o creme de chocolate. Leve para a geladeira e, na hora de servir, finalize com uma uva inteira e confeitos de chocolate.

Surpresa de Uva

Você pode gostar também...

Não tá tudo bem
Um ano de quarentena
Bárbara Pustai
Eu como comida fria e tiro umas fotos por aí! Vem comigo?

5 COMENTÁRIOS

  1. Que delícia, Bá!!! *–* e pra fazer o branquinho não precisa de nada além do leite condensado na panela?! E qual é a melhor panela pra usar? Nunca faço doces, quero começar!! Rsrs =*

    • Oi, sua linda! Tem gente que coloca manteiga, mas eu nunca coloco (ela serve pra dar brilho, principalmente). Pode usar uma panela comum de fundo triplo ou de ferro, o que tu tiver em casa :) Depois me conta como ficou? Beijo!

  2. […] Quem nunca brigou pela raspa da panela do brigadeiro, passou o dedo gordinho pelo merengue do bolo de aniversário ou surrupiou um pedacinho do chocolate picado para o mousse? Os doces caseiros, daqueles de mãe mesmo, são repletos de memórias afetivas, de histórias carinhosas, de momentos compartilhados. A Bárbara Pustai, do blog O Mundo na Cozinha, ensina a fazer nesse post um doce super simples, mas totalmente comfort food: surpresa de uva. Ideal pra sobremesa de domingo, não? Vem ver a receita! […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui