sábado, maio 15, 2021

Cupcake de Cerveja Stout

Se me oferecessem um gole de alguma bebida alcoólica poucos anos atrás, eu agradeceria gentilmente (tipo uma donzela do século XIX) e continuaria a conversa (possivelmente sobre comida). Hoje, minha gentchê, se alguém fala as palavras #bonsdrinks, meus olhinhos miram curiosos pra coqueteleira. Outra bebida que eu ando curtindo bastante é a fruit beer, aquela cerveja com sabor frutado, docinha, que parece um suco gaseificado de tão leve. Mas não pensem que eu fujo dos sabores mais audaciosos, na-na-ni-na-não.

Quando comecei a me interessar por gastronomia, descobri a importância de sentir e de apreciar todos os paladares, inclusive aquele amargor que sentimos no fundo da língua quando ingerimos uma stout, por exemplo. E essa, justamente, foi a cerveja eleita pra brilhar junto com o cacau nesse cupcake de massa fofa e de sabor forte, que acabou se tornando o meu bolo de chocolate preferido. E de pensar que, há pouco tempo, eu nem teria experimentado. Bobinha.

Cupcake de Cerveja Stout

Cupcake de Cerveja Stout com cobertura de Creamcheese Buttercream (adaptado de receitas dos blogs Technicolor Kitchen, A Cozinha Coletiva e Quitandoca)

Rendimento: 20 unidades

O bolo

240ml de cerveja stout
250g de manteiga sem sal
75g de cacau em pó peneirado
400g de açúcar cristal
150ml de creme azedo*
2 ovos
275g de farinha de trigo peneirado
2 ½ colheres (chá) de bicarbonato de sódio peneirado
1 pitada de sal
1 colher (sopa) de extrato de baunilha

Coloque a cerveja e a manteiga em uma panela grande, ligue o fogo e deixe ali até derreter. Enquanto isso, tome o restante da garrafa, pois não queremos nenhum desperdício. Junte o cacau e o açúcar e misture com um fouet (batedor de arames) até incorporar bem. Em uma tigela, coloque o creme azedo, os ovos e o extrato e bata até ficar homogêneo, logo vertendo essa mistura na panela. Junte a farinha, o bicarbonato e o sal e mexa com uma espátula, sem trabalhar muito a massa. Despeje em forminhas próprias para cupcakes acomodadas dentro de formas de metal e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC. Em cerca de 20 minutos, faça o teste do palito – se ele sair limpinho, pode retirar.

*Creme azedo: misture 150ml de creme de leite fresco com 2 colheres (chá) de limão. Deixe em temperatura ambiente por, no mínimo, uma hora. Quando estiver grossinho, está pronto para o uso.

A cobertura

300g de açúcar de confeiterio
150g de cream cheese gelado
50g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
1/2 colher (chá) de extrato de baunilha

Coloque o cream cheese e o extrato na batedeira e, com a pá, bata em velocidade média por dois minutos, até ficar fofo. Coloque a manteiga picadinha aos poucos. Quando estiver homogêneo, diminua a velocidade e acrescente o açúcar de confeiteiro colher por colher, até usar todo o açúcar ou ficar na textura desejada. Leve a cobertura para um saco de confeiteiro e decore os cupcakes já frios.

Dicas

1. É importante peneirar o bicarbonato, pois podem ficar bolotinhas nem um pouco agradáveis de morder no meio da massa;

2. Se preferir, faça uma cobertura de ganache de chocolate branco, como nesse post aqui. Te garanto, porém, que essa cobertura sugerida combina lindamente com o sabor acentuado da massa;

3. Caso não tenha as forminhas de cupcake, é só assar em um tabuleiro normal de bolo;

 *Este post foi apoiado por cevasartesanais.com.br*

Você pode gostar também...

Não tá tudo bem
Um ano de quarentena
Bárbara Pustai
Bárbara Pustai
Eu como comida fria e tiro umas fotos por aí! Vem comigo?

2 COMENTÁRIOS

  1. […] Seja para um picnic, uma festa ou até mesmo para um presente feito em casa, esses cupcakes são a escolha perfeita! Até quem não gosta de cerveja se rendeu à delícia desse bolo, que é fofo, saboroso e marcante – contrastando lindamente com a cobertura de creamcheese buttercream. Quer aprender a fazer? A Bárbara Pustai, do blog O Mundo na Cozinha, ensina tudinho nesse novo post! […]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui