domingo, julho 25, 2021

Galinhada, uma das minhas comidas preferidas

Galinhada é uma das minhas comidas preferidas. Lembra fogão à lenha, família reunida, interior. Remete à simplicidade que eu sempre procuro na minha vida. Preparo meio de olho, no instinto, justamente por fazer tão parte da minha história.

Primeiro, fritei um pacote de coxas de frango, até elas ficarem bem douradas. Então acrescentei meia cebola e três dentes de alho bem picadinhos, refoguei até que eles dourassem e temperei com sal e páprica picante. Tanto a carne quanto os temperos vão dar aquela pegadinha no fundo, mas calma: é só ir regando com um pouco de água e ir soltando com a colher de pau, e isso vai dar aquele sabor caramelizado especial.

Coloquei um tomate grande picado (sem casca e sem semente, que se chama concassé) e uma colher de extrato de tomate – mas isso vai bem do gosto de cada um, dá pra usar tomate pelado também, ou até mesmo não usar nada. Coloquei um pouquinho de água junto, pros tomates cozinharem, e quando o cheirinho já perfumava (e esquentava kkk) a casa inteira, coloquei 1 1/2 xícara de arroz branco e 4 xícaras de água. Acertei o sal (tem que provar a água pra saber, hein?) e, quando começou a ferver, baixei o fogo e deixei a tampa entreaberta. Se achar necessário, pode colocar mais água – depende do quão molhadinha tu vai querer a tua!

É sempre bom ficar atento e ir mexendo, pra não queimar no fundo – afinal, a gente só gosta daquela crostinha, e não arroz torrado hehe. Quando o arroz estava cozido, finalizei com salsinha picada e servi com milho verde cozido 🥰

Galinhada, uma das minhas comidas preferidas

Você pode gostar também...

Não tá tudo bem
Um ano de quarentena
Bárbara Pustai
Eu como comida fria e tiro umas fotos por aí! Vem comigo?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui