quarta-feira, junho 16, 2021

Tortinha folhada de frango com brie

 

Tortinha folhada de frango com brie

Tortinha folhada de frango com brie: eu garanto que ela vai salvar a tua janta qualquer dia desses! Simplesmente amo a praticidade da massa folhada, que combinada com a suculência do frango e com a cremosidade do queijo brie, fica uma pequena explosão de texturas e de sabores. Pra deixar ela ainda mais especial, sugiro fazer enfeites na massa: até a ponta da faca pode criar um efeito surpreendente! Bora?

Tortinha folhada de frango com brie

Rendimento: 2 unidades de 13cm de diâmetro

Ingredientes

Peito de frango inteiro (com osso)
Pimenta Calabresa
Pimenta Cayena
Manjerona
Algo frito seco
Uma cebola pequena
1/4 xícara de cranberry seca
Massa folhada
Queijo brie
1 gema de ovo
Mel

Modo de preparo

Usei o Peito de Frango com osso, e logo vou explicar o motivo. Cortei em filés e guardei metade – pra duas tortinhas, vamos precisar apenas de uma metade. Piquei em cubos e temperei com pimenta calabresa, sal, pimenta cayena, manjerona e alho frito seco. Refoguei na manteiga uma cebola picadinha e acrescentei o frango, mexendo até dourar, e finalizei com cranberry picada (pode ser uva passa, blueberry passa, ou nada também, a receita agora é tua hehehe). Reservei até esfriar.

Abri o rolo de massa folhada e, com o auxílio de uma vasilha redonda, cortei quatro círculos. Coloquei um pedaço de queijo brie no centro e, ao redor, o frango. O toque final ficou por conta de uma colherzinha de mel. Molhei as bordas com água e coloquei outro círculo por cima, apertando bem as pontas. Com os dedos mesmo, passei gema de ovo e ainda fiz uma firula diferente em cada. Usem a imaginação! Assei no forno pré-aquecido a 200°C por 20 minutos – mas atente ao teu, porque pode variar! Ah, e é claro que pode fazer no formato que quiser, eu quis fazer redondinho porque acho fofo assim.

Tortinha folhada de frango com brie

Dicas

  1. E pra quem ainda lembra que lá no início falei do peito com osso: fervi ele em uma panela com água e temperinhos e guardei o líquido em garrafinhas. Agora esse caldo está no freezer só esperando o próximo risoto!
  2. Pensando na sobremesa? Clica aqui para uma receita doce de massa folhada.

Você pode gostar também...

Não tá tudo bem
Um ano de quarentena
Bárbara Pustai
Eu como comida fria e tiro umas fotos por aí! Vem comigo?

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui