quinta-feira, junho 30, 2022

Salchipão com purê de batata e pesto

A única regra da cozinha deveria ser: faça o que te satisfaz. As técnicas existem pra facilitar a vida, e não pra engessarem o processo! Deixa esse momento ser divertido e lúdico, e te permite arriscar ❤️ Hoje eu preparei um salchipão com purê de batata e pesto, criando uma combinação surpreendente. Vem?

Salchipão com purê de batata e pesto

(Rendimento: 2 porções)

Ingredientes

4 salsichões de frango
2 batatas inglesas
Manteiga
1/2 cebola pequena em cubinhos
Farinha
Uma cebola pequena
Óleo pra fritar
1 maço de salsinha
10 nozes
1 dente de alho
1/3 xícara de azeite de oliva
10 nozes
Ricota fresca

Modo de preparo

Começa assando a linguiça: eu fiz na churrasqueira, mas pode ser no forno sem nenhum problema. Cozinha duas batatas até ficarem bem macias, e depois esmaga elas em uma peneira – essa técnica faz com que o purê fique 100% lisinho! Coloca um pouco de leite e um naco de manteiga, até ficar cremoso, mas ainda consistente (é aí que entram as sensações na cozinha, a gente vai aprendendo na prática quais são os resultados esperados, o que nos dá muito mais liberdade!). Pra fazer isso, gosto de usar um batedor de arames.

Pica meia cebola pequena em cubinhos, coloca em um pote com tampa e cobre com farinha, chacoalhando até cobrir todos os pedacinhos. Frita em óleo bem quente e reserva.

Agora, o pesto: pica um maço de salsinha, cerca de 10 nozes, um dente de alho, e um punhado de ricota fresca. Coloca tudo no copo do mixer, derrama algo como 1/3 de xícara de azeite de oliva, tempera com sal e com pimenta e bate até virar uma pasta.

Salchipão com purê de batata e pesto
A salsinha pode ser substituída por vários outros verdes (coentro, rúcula, manjericão), as nozes por outras nuts (amendoim, castanha de caju, castanha do Pará), a ricota por outros queijos (grana padano, parmesão, feta). Viu como a cozinha é viva? Pra montagem, só dispor o purê no pão de cachorro quente, colocar colheradas de purê, um tanto de pesto, a cebola fritinha e a linguiça @aveserra, finalizando com um pouco de pesto na tampa do pão. Salchipão tradicional é uma delícia, mas também existe espaço pra esse todo diferentão, né? 🥰

Você pode gostar também...

Não tá tudo bem
Um ano de quarentena
Bárbara Pustai
Eu como comida fria e tiro umas fotos por aí! Vem comigo?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui