• Bowl

    Adocica: Bowl crocante com mousse de chocolate branco

  • Slider 2

    ADOCICA: BROWNIE DE STIKADINHO NO POTE

  • Slider

    Doces do Mundo: Churros

  • Slider

    DOCES DO MUNDO: DONUTS

Mais um evento lindo aconteceu nos jardins da Casa Destemperados, entre as mesas coletivas, as barraquinhas de comida e sob a imponente árvore milenar que vive por ali. Com uma proposta inovadora, a Unisinos e o projeto Other Food criaram o evento Food Garden: Comida do Amanhã, tendo por objetivo popularizar as plantas alimentícias não convencionais (PANCs) e mostrar que elas podem e devem estar presentes nas panelas, nas hortas e no prato dos brasileiros.

Mas o que são exatamente as PANCs? Acalma o coração que eu explico: elas são plantas espontâneas e resistentes, com alto valor nutritivo, encontradas no mato, na horta, na calçada e, geralmente, arrancadas sem dó nem piedade por serem consideradas inço. A baixa manutenção, a versatilidade e o fácil acesso são as características mais marcantes dessas plantinhas que eu conheço há tão pouco e já considero pacas (na verdade, nem há tão pouco assim, até já temos algumas na horta aqui de casa).

Com a previsão aterradora de 9 bilhões de pessoas vivendo e comendo nesse planetinha até 2050, é urgente a busca por soluções alimentares que sejam mais sustentáveis – e, de acordo com a proposta do projeto Other Food, um dos caminhos nos levaria diretamente a essas plantas negligenciadas, que são saudáveis, orgânicas, baratas e super nutritivas. Precisa de mais algum motivo para amar as PANCs?

Para tirar essas plantas da composteira e levar para os holofotes pratos, oito chefs foram convidados a explorar PANCs como a bertalha, capuchinha, ora-pro-nóbis, alho chinês e amora preta, utilizando-as em criações dignas de restaurante:

1. Gyoza de ora pronobis, costela e acelga, do chef Fabrício Feitosa
2. Ravioli de bertalha com tomates secos, ricota e nozes, do chef Gilvan Bertinatti
3. Salada de trigo com capuchinha e queijo quark, da chef Luciana Arruda
4. Polenta mole com ragu de ora-pro-nóbis, do chef Christian Alabarce
5. Risoto de capuchinha com queijo Camembert e mel, da chef Idana Spassini
6. Cheesecake de amora negra com cramble, do chef Alexandre Baggio
7. Gnocchi de ricota com ora-pro-nóbis e molho de nirá, do chef Fabrício Darós
8. Mexido mineiro com bertalha, da chef Natalie Machado

Na entrada do evento, cada convidado recebeu oito tickets: ou seja, muita comilança à vista! Com o paladar e o coração abertos, provei os pratos e raspei até não sobrar uma pétala de capuchinha. Que delícia! Dá até uma tristeza de pensar que essas plantas costumam parar dentro da lata do lixo :( Pra dar aquele estímulo, vou passar a minha receita preferida do dia – que, obviamente, foi um doce:

Cheesecake de amora preta (Chef Alexandre Baggio)
Rendimento: 12 porções

A torta

120g de manteiga sem sal
300g de cookies de castanhas
1 caixa de leite condensado
1 caixa de creme de leite
1 pacote de gelatina incolor
250g de cream cheese

Triturar a bolacha até ficar com aspecto de farelo, juntar a manteiga derretida e misturar até ficar homogênea. Forrar o fundo de uma forma redonda de aro móvel com a massa. Assar a 180ºC por cerca de cinco minutos ou até dourar. Para o creme, bater o leite condensado, o creme de leite e o cream cheese no liquidificador. Preparar a gelatina de acordo com as instruções da embalagem e incorporar ao creme. Depois, colocar o creme sobre a massa e levar ao refrigerador até firmar.

A calda

200g de amoras
50ml de cachaça envelhecida
100g de açúcar demerara
1 ramo de alecrim

Colocar todos os ingredientes em uma panela e cozinhar até dar o ponto, sem deixar todas as amoras desmancharem. Retirar o alecrim e colocar a calda fria sobre o cheesecake.

*Este é um publipost*

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current [email protected] *