• Bowl

    Adocica: Bowl crocante com mousse de chocolate branco

  • Slider 2

    ADOCICA: BROWNIE DE STIKADINHO NO POTE

  • Slider

    Doces do Mundo: Churros

  • Slider

    DOCES DO MUNDO: DONUTS

Cerca de um ano e pouco atrás, quando o blog era apenas um baby que comia papinha gourmet, ensaiava os primeiros passos bambos em direção à despensa e pronunciava suas primeiras palavras (respectivamente comidinha e pancinha), resolvi fazer meu naked cake inaugural. Era aniversário do meu irmão, e eu queria fazer algo diferente do ano anterior – que, no obscuro ramo das festas caseiras, ficou conhecido como A Era dos Kit Kats. Colhi minhas frutinhas vermelhas no bosque nas gôndolas do Zaffari e parti rumo ao ilustre universo dos bolos pelados. Juro que, durante a montagem, pensei em distribuir autógrafos e, quiçá, cobrar entrada pra cozinha. Não sei qual é a aura mágica que envolve esse bolo, que nada mais é do que a versão gastronômica dos nudes (rysos), mas ele causa um furor que só é esperado em final de Copa do Mundo e em shows de sertanejo universitário.

A receita de hoje é uma versão pequena em tamanho, mas gigante em deliciosidade, fofura e crocância (e em breguice, aparentemente). Bolo aerado, recheio cremoso e Bib’s conferindo um croc croc que deixaria qualquer fruta vermelha com inveja.

Mini Naked Cake (Bib’s Cake)
(Rendimento: 2 Mini Naked Cakes)

Os bolos

1 receita do Bolo de Chocolate Super-Hiper-Mega Fofo

Quando a massa estiver pronta, derrame em quatro forminhas redondas (11cm de diâmetro) e leve para assar em forno pré aquecido a 180ºC, por cerca de 30 minutos ou até passar no teste do palito.

O recheio

2 barras de 130g de chocolate branco
120g de creme de leite

Coloque o chocolate já picado e o creme de leite em um recipiente. Leve ao microondas e mexa de 30 em 30 segundos, até derreter completamente. Deixe esfriar em temperatura ambiente ou leve ao freezer por alguns minutos, até firmar. Armazene em um saco de confeitar com o bico redondo.

A cobertura

1 barra de 130g de chocolate 40%
80g de creme de leite

Realize o mesmo procedimento do recheio. Reserve no próprio recipiente.

A montagem

2 pacotes de Bib’s Ao Leite
4 pacotes de Bib’s Preto e Branco

Corte a tampa dos bolos, de modo que eles fiquem retinhos e uniformes (ou tortos, tu que sabe). Posicione um no prato selecionado para a montagem. Com o auxílio do saco de confeitar, coloque o recheio (comece a 0,5cm da beirada, caso não queira que escorra). Organize os Bib’s Ao Leite, começando de fora para dentro. Posicione o outro bolo, tomando cuidado para deixar o lado de baixo virado para cima, pois é mais liso. Com uma espátula, espalhe a cobertura delicadamente, cuidando para não apertar demais. Decore com os Bib’s Preto e Branco, fazendo reproduções de obras de arte padronagens simples, como corações, estrelas e Monalisa.

Dicas

1. Use o recheio da sua preferência, como brigadeiro, doce de leite e marshmallow;

2. Se quiser deixar o bolo mais úmido, faça uma caldinha com leite morno e achocolatado e derrame sobre cada camada antes de colocar o recheio;

3. As aparas do bolo podem ser congeladas por até três meses. Elas são ótimas pra fazer cake pop ou bolo no pote;

Update

Não quer crocância? É só recorrer ao clássico:

2 Responses to Adocica: Mini Naked Cake (Bib’s Cake)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current [email protected] *