sábado, maio 15, 2021

Bowl crocante com mousse de chocolate branco

Bowl crocante com mousse de chocolate branco

Uma coisa nessa vida comidística que me deixa #bolada são sobremesas ruins. Gentchê (essa sou eu sendo gaúcha), vamos combinar que não é nenhuma ciência espacial. Usar ingredientes de qualidade e dar aquela pesquisadinha básica no chef Google já é um começo. Lógico que eu não estou sugerindo pâtisserie francesa logo na primeira tentativa, mas o básico da confeitaria requer apenas paciência, força de vontade, termômetro culinário e balança de precisão (e mais uns 43 acessórios, coisa pouca).

A receita de hoje é uma ótima forma de começar (ainda mais se pular a parte da mousse e jogar um sorvete cheio de calda dentro – obrigada, de nada). Como eu sei que comer apenas o recheio nunca é o suficiente pras pessoas formigonas, resolvi que a embalagem também precisava ser comestível. Pensando em mim nessas pessoas, resolvi testar o tal bowl de chocolate feito com bexiguinha, que é tão prático e mágico e delicioso quanto parece – e uma ótima opção pra quem só entende de comer, mas sonha em ser ovacionado de pé pelos convidados.

Bowl Crocante com Mousse de Chocolate Branco

(Rendimento: 12 unidades)

O bowl

2 barras de Chocolate de Flocos

Corte o chocolate em pedaços pequenos (ou não, não sou fiscal de corte). Coloque 2/3 em uma vasilha e leve para o microondas até derreter, não deixando ultrapassar os 45ºC. Em seguida, acrescente o restante do chocolate e mexa vigorosamente, para baixar a temperatura até os 25ºC. Para finalizar, leve novamente ao microondas por mais alguns segundos, até elevar para os 30ºC. Esse processo, chamado frescura temperagem, parece chato e complicado – mas é essencial para os potinhos ficarem brilhosos e firmes, mesmo em temperatura ambiente (minha gêmea má não gosta de trabalhar com chocolate, não reparem).

Lave a parte externa de 12 bexiguinhas e seque bem. Encha até o tamanho de uma laranja pequena, coloque água dentro e declare guerra contra os transeuntes e mergulhe no chocolate, cobrindo até a metade. Repita o procedimento com todos e leve ao freezer por cinco minutos, apenas para agilizar o processo (caso tenha tempo, deixe em temperatura ambiente até secar). Com uma tesoura, faça um furinho em cada balão. Reserve os bowls até a hora de servir.


O recheio (adaptado da receita da Rita Lobo)

200g de chocolate branco
1 lata de creme de leite
3 ovos
½ xícara de açúcar

Leve a lata de creme de leite ao congelador por dez minutos, para que o soro se separe. Pique o chocolate, coloque em um refratário e derreta no microondas, mexendo de 30 em 30 segundos. Quebre os ovos, colocando as claras na batedeira e misturando as gemas ao chocolate. Retire a lata do freezer e faça dois furos na parte de baixo, deixando escorrer todo o soro, que não será utilizado na receita. Agregue o creme de leite ao creme de chocolate com um batedor de arames, deixando a mistura o mais aerada possível.

Bata as claras até espumar e acrescente o açúcar. Deixe batendo até formar picos firmes e brilhosos. Coloque cerca de um terço das claras no chocolate, e mexa com vigor. Adicione o restante com uma espátula, fazendo movimentos suaves de baixo para cima, para incorporar o máximo de ar e deixar o creme leve. Quando estiver homogêneo, leve para a geladeira até firmar.

Bowl crocante com mousse de chocolate branco

A montagem do bowl crocante com mousse de chocolate branco

1 barra de Napolitano

Coloque a mousse em um saco de confeitar com o bico redondo. Delicadamente, preencha a cavidade da boca dos bowls de chocolate. Use um descascador de frutas para fazer espirais com o chocolate napolitano e finalize com elas.

Bowl crocante com mousse de chocolate branco

Dicas

1. Pense em outros toppings, como um chiquérrimo praliné de amêndoas ou uma simples caldinha de chocolate amargo;

2. Faça o bowl com o chocolate da sua preferência. Eu fiz com o crocante para dar um contraste de texturas e ficou maravilicious;

3. Como eu comentei lá em cima, a sugestão mais prática que eu posso dar é: encha o bowl de sorvete. Não tem erro, olha só:

Bowl crocante com mousse de chocolate branco

Você pode gostar também...

Não tá tudo bem
Um ano de quarentena
Bárbara Pustai
Bárbara Pustai
Eu como comida fria e tiro umas fotos por aí! Vem comigo?

4 COMENTÁRIOS

  1. Adorei a receita Bárbara.. Já quero tentar fazer no final de semana *-*

    você comentou no começo do post que seriam necessários uns 43 acessórios.. você podia fazer um post de quais você acha que são essenciais pra quem tá começando a cozinhar né?

    • Oi, Carol! Coisa boa que tu já vai fazer no finde, é uma delícia! Então, foi uma brincadeirinha um tanto exagerada (hehe), mas adorei a ideia de fazer um post com dicas de acessórios! Muito obrigada pela ideia <3 Beijos - e depois quero saber como ficou, hein? :D

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui