sábado, maio 15, 2021

Pipoca de caramelo salgado com chocolate

Pipoca de caramelo salgado com chocolate

Começo assim: de nada por não chamar a deliciosamente humilde pipoca de gourmet. Peguei uma implicância tão grande com essa palavra que passo bem longe das fachadas de restaurantes/ botecos/ lanchonetes/ pés sujos que propagandeiam “a melhor (insira aqui qualquer comida) gourmet da galáxia”. Essa cisma não é com a coxinha de confit de pato, com o brigadeiro de capim cidró, com o hambúrguer de kobe beef. O meu problema é com quem oferece um produto de baixa qualidade, superfaturado, servido dentro de um prato bonito, batizado com um nome fresco e decorado com duas ciboulettes cruzadas por cima. Dai-me paciência.

O post de hoje nem chega a ser uma receita, é mais uma dica para incrementar a pipoca nossa de cada jogo. Garanto que todos os gritos de gol vão ser com a boca cheia!

Pipoca de caramelo salgado com chocolate

1 xícara de açúcar refinado
1/4 xícara de água
3/4 xícara de nata
1 colher (chá) de flor de sal
5 bombons alpino

Em uma panela de inox pequena, coloque o açúcar e a água, mexendo suavemente até formar uma calda transparente . No momento que isso acontecer, largue a colher e não mexa mais – caso contrário, o açúcar irá cristalizar e você ficará com raiva, e ninguém precisa de uma pessoa raivosa perto de uma panela borbulhante. Quando ficar com uma cor âmbar, o que demora cerca de 5 minutos, adicione a nata e mexa vigorosamente com um fouet. Desligue o fogo e acrescente a flor de sal, que dá um toque excepcional. Misture a calda na pipoca e finalize com o chocolate picado. Sirva em xícaras para dar uma frescurinha.

Dicas

1. A nata (45% de gordura) pode ser substituída tanto por creme de leite fresco (38% de gordura) quanto pelo creme de caixinha (20% de gordura). Eu sempre opto pela mais gorda saborosa, a nata;
2. Usei alpino porque é amor e porque era o que tinha em casa. Claro que qualquer outro chocolate é bem-vindo (imagina que legal ficaria com M&Ms?);
3. Essa quantidade cobre bem todas as pipoquinhas de um pacote de microondas.

OBS: Tem outras receitas com caramelo aqui e aqui.

Você pode gostar também...

Não tá tudo bem
Um ano de quarentena
Bárbara Pustai
Bárbara Pustai
Eu como comida fria e tiro umas fotos por aí! Vem comigo?

9 COMENTÁRIOS

    • Que bom que deu certo, Lu! O legal é que esse caramelo é muito versátil, pode ser usado em várias receitas :) Quanto ao tempo, depende muito da boca do fogão e da panela usada: se ela tiver um diâmetro pequeno, provavelmente vai demorar mais para chegar no ponto ;)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui