sábado, maio 15, 2021

Bolo de Amêndoas e Laranja (sem glúten e sem lactose)

Bolo de Amêndoas e Laranja

Ah, o Natal. Momento de reunião familiar, de refletir sobre o ano que passou, de fazer planos para o que está por vir, de dar um carro de amigo secreto e receber um saco de estopa e de encher a pança com as comidas mais maravilhosas da vida! Aqui em casa, comida natalina é levada a sério. Afinal, é ela quem leva todos ao redor da mesa, que é compartilhada em meio a risadas, choros de criança, roupa de papai noel e embrulhos de presente. É ela que reúne as pessoas na cozinha, que é feita a várias mãos, que recebe pitaco até do papagaio da tia avó – e que acaba saindo um pouco com o jeitinho de cada um.

A minha sugestão para a ceia parece simples, mas tem um toque todo especial: a farinha de amêndoas confere sabor e textura leve, combinando perfeitamente com a calda docinha de laranja. Além disso, é uma ótima opção para aqueles com intolerâncias alimentares, pois não leva glúten nem lactose. Caso você passe a ceia com alguém que tenha esse tipo de restrição, preparar esse bolo é uma forma linda de demonstrar afeto. Afinal, quer algo mais natalino do que oferecer amor em forma de comida?

 

Bolo de Amêndoas e Laranja
Sim, o gomo está usando touca de papai noel – me julguem.

A Isa, do blog Fotografando à Mesa, também fez um post especial de Natal. Corre lá pra espiar o Naked Cake Red Velvet, que dá um charme todo especial pra ceia. Já a Priscila, do Culinarístico, preparou uma quiche de funghi e aspargos – que eu já estou pensando em fazer em versão finger food. Agora chega de conversa e vamos à receita!

Bolo de Amêndoas e Laranja (do blog da musa eterna Rita Lobo)

O Bolo

8 ovos
1 xícara de açúcar
200g de farinha de amêndoas
Raspas de 2 laranjas
2 colheres (chá) de canela em pó

Unte uma forma redonda média com aro removível (caso você não seja intolerante ao glúten ou à lactose, vá de clássico: manteiga e farinha de trigo; caso seja, use óleo vegetal). Coloque todas as claras na tigela da batedeira e bata-as em neve (essa parte é essencial para deixar a massa aerada e leve e também porque é a única neve que você vai ver no Natal). Enquanto isso, em outro bowl,  junte as gemas, o açúcar, a canela e as raspas de laranja, mexendo tudo com um fouet (batedor de arame) até que fique uma massa clarinha. Acrescente a farinha de amêndoas e incorpore. Quando as claras estiverem firmes, retire 1/3 e misture às gemas, batendo vigorosamente. Acrescente o restante das claras e incorpore com uma espátula, fazendo movimentos sutis de baixo para cima no ritmo de jingle bells. Transfira a massa para a forma e leve ao forno pré aquecido a 180ºC, por cerca de 30 minutos. Quando estiver pronto (faça o teste do palito pra garantir), retire do forno e deixe esfriar. Desenforme e vá para o passo seguinte.

A calda de laranja

1 xícara de suco de laranja
1/2 xícara de açúcar
Gomos para enfeitar (opcional)

Depois que você já colocou o bolo no forno e já lavou toda a louça (ou tiver colocado a galera no serviço, acho justo), pode começar a fazer a calda. Olhem que difícil, não sei se alguém é capaz de repetir esse feito: coloque o suco em uma panela, no fogo médio, e desligue quando começar a ferver. Adicione o açúcar e mexe até dissolver. Fim.

A montagem

Coloque o bolo em um suporte de festa (ele merece). Com toda a paciência que você desenvolveu ao longo dos anos, vá regando o bolo com a calda. Sim, isso pode demorar horas. Não, eu não esperei: dá pra fazer uns furinhos, dar umas apertadinhas – enfim, dê o seu jeito, mas deixe ele absorver tudo. Dessa forma, você terá um bolo incrivelmente macio e deliciosamente molhadinho. Caso queira desenvolver habilidade e destreza manual, tire todas as películas da laranja e decore com os gominhos.

Dicas

1. Acredito que outras farinhas também funcionam – mas essa deixa um gostinho super especial;

2. Pode fazer com outras frutas cítricas. Bergamota deve ficar uma delícia!

3. Eu costumo fazer minha própria farinha de amêndoas, pois é muito legal mais barato. É só comprar a amêndoa (se quiser poupar trabalho compre sem casca) e triturar no processador até que fique com a textura desejada.

Bolo de Amêndoas e Laranja

Você pode gostar também...

Não tá tudo bem
Um ano de quarentena
Bárbara Pustai
Bárbara Pustai
Eu como comida fria e tiro umas fotos por aí! Vem comigo?

4 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui