• Bowl

    Adocica: Bowl crocante com mousse de chocolate branco

  • Slider 2

    ADOCICA: BROWNIE DE STIKADINHO NO POTE

  • Slider

    Doces do Mundo: Churros

  • Slider

    DOCES DO MUNDO: DONUTS

Hoje o negócio é pá-pum (até porque, em breve, teremos um post dedicado ao hambúrguer – em seu tamanho original e sem toda sua glória – com direito a história, a passo a passo e a piadinhas). Hoje é uma mini versão, perfeita para comer enquanto xinga o juíz assiste aos jogos da Copa. Então, pega lápis e papel (sempre quis dizer isso haha) e anota aí:

Mini hambúrguer
Rendimento: cerca de 50 unidades de 30g

1500g carne moída
2 ovos
15g sal
Pimenta a gosto

Em um bowl grande, agregue todos os ingredientes. Com o auxílio de uma balança, divida a carne em porções de 30g, moldando no formato e altura desejados. Antes de grelhar, deixe firmando na geladeira por cerca de 30 minutos.

Dicas

1. Comprei patinho e pedi para moer no açougue do mercado – garantia de carne mais fresca;
2. A quantidade de sal é relativa: essa é apenas uma base;
3. Você pode omitir os ovos, mas garanto que eles ajudam a deixar aquela camadinha tostada bem mais gostosa e uniforme;
4. Fizemos os hambúrgueres com 40g, mas achei muito grande e alto: depois de grelhado, ficou quase parecendo uma almôndega hehe;
5. Esse é um hambúrguer básico: ele pode e deve receber outros temperos;
6. Caso sobre carne, molde os hambúrgueres e congele;
7. Compre uma balança;

Mini pão
Rendimento: cerca de 50 unidades de 20g

500g farinha de trigo + q.b. para trabalhar a massa
200ml água de aipim morna
10g fermento biológico seco
60g açúcar refinado
5g sal
100g manteiga em temperatura ambiente
1 unidade ovo levemente batido

Coloque a farinha em um bowl grande e faça um buraco no meio, que receberá a esponja – acalma o coração, juro que não é anti-higiênico. A tal da esponja nada mais é do que o fermento, o açúcar, a água de aipim e um pouco de farinha, que serve para dissolver o fermento e deixar a massa bem aerada. Deixe essa mistura descansando até que dobre de tamanho.

Agora, com os dedos fazendo papel de fouet, vá agregando a esponja à farinha, e acrescente os demais ingredientes. Quando estiver homogênea, coloque a massa em uma bancada enfarinhada e sove por cerca de cinco minutos (ou até ela ficar lisa e desgrudar bem das mãos). Faça uma bola de massa e devolva-a ao bowl. Truque que minha mãe ensinou: para acelerar esse primeiro crescimento, coloque no microondas, em potência 50, durante 1 minuto – nunca esquecendo de cobrir a massa com um pano levemente úmido, para não deixá-la ressecada. Quando dobrar de tamanho, o que vai demorar cerca de uma hora, devolva-a à bancada enfarinhada e divida-a em bolinhas de 20g (indico usar uma balança de precisão, e não apenas seus olhos e suas mãos e seu instinto super apurados :P). Deixe descansar novamente (queria eu ficar tão relaxada quanto essa massa), de preferência dentro do forno morno, até que dobrem de tamanho. Asse a 160°C, durante 25 minutos (ou até formar uma casquinha deliciosamente dourada e a casa ficar tomada pelo perfume de pão novinho).

Dicas

1. Não coloque o sal na esponja, pois ele retarda o desenvolvimento do fermento;
2. A quantidade de líquido depende da umidade do dia: mas não se preocupe, é só dar o ponto com mais farinha;
3. É importante fazer a esponja, pois, além de evitar um sabor forte de fermento, ainda deixa o pão mais leve;
4. A água de aipim nada mais é que a água cozimento do – tãntãntãn – aipim. Pode ser substituída por água ou leite;

Montagem

Sugiro tomate, alface, queijo muçarela (sim, com “ç”) e condimentos – mas as mais diversas variações são possíveis! Já imaginou combinar, por exemplo, uma pastinha de gorgonzola com pedacinhos de nozes? Ou um chutney de damasco com queijo brie? Já vi que vou ter que repetir essa mini delícia muitas vezes!

 

6 Responses to Snack: Mini Hambúrguer

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current [email protected] *