• Bowl

    Adocica: Bowl crocante com mousse de chocolate branco

  • Slider 2

    ADOCICA: BROWNIE DE STIKADINHO NO POTE

  • Slider

    Doces do Mundo: Churros

  • Slider

    DOCES DO MUNDO: DONUTS

Ah, o verão. Época dos buffets de sorvete superfaturados, do suor, dos dedos murchos de ficar de molho na piscina, dos torrões no sol, do corpo virado num croquete de areia, da farofada na praia, do suor, da caça (ou fuga) às tatuíras, do derretimento do cérebro, das contas de luz no espaço, da chuva que aparece quando a pessoa termina de passar o protetor solar, do suor – enfim, essa época maravilhosa do ano. Tá bom, tá bom, eu admito: quando é inverno, imploro pelo verão; quando é verão, eu… tá, vocês entenderam.

Claro que essa estação dos infernos (literalmente, pelo menos aqui em Forno Alegre) tem seu lado bom também, como os almoços caseiros preparados com peixe fresquinho, o camarão à milanesa mordiscado na beira do mar, os picolés, os sacolés, as pamonhas, o milho verde com manteiga e sal, os buffets de sorvete (sim, eu amo de qualquer jeito), da melancia geladinha, dos frutos do mar em abundância. Sim, eu percebi que só coloquei comidas na lista dos prós, me deixem em paz que eu ainda to amadurecendo a ideia de gostar do verão. Juro que tentei ano passado: acordei cedo, corri na praia, andei de bicicleta, torrei no sol, tomei banho de mar (até molhei a cabeça, o que é um grande avanço) e, enquanto desfrutava de um lindo passeio na beira com o meu namorado, chutei o tornozelo dele sem querer e quebrei o minguinho. Chorei lágrimas de sorvete derretido, ganhei uma tala improvisada feita com gravetos e continuei indo pra praia. Pelo menos peguei uma corzinha (que, desafortunadamente, não foi percebida por ninguém). Ah, o verão…

Tem mais uma coisa do verão que eu adoro: as sobremesas que levam picolé/sorvete/sorbet/gelo/qualquer coisa que aplaque o calor. E essa é perfeita pra isso (sugiro, porém, que seja degustada no conforto do ar condicionado).

Grand Gateau de Chocolate com Praliné de Amêndoas (inspirado na receita da Dani Noce)
(Rendimento: 6 porções)

O grand gateau

200g de farinha de trigo
200g de açúcar mascavo
200g de manteiga sem sal
180g de chocolate 70%
180g de chocolate 40%
2 colheres (sopa) de cacau em pó
6 ovos

Coloque os chocolates e a manteiga em uma tigela e leve ao microondas até derreter, mexendo de trinta em trinta segundos para não queimar. Depois de derretido e já morno, acrescente o açúcar e os ovos, misturando até ficar cremoso e uniforme. Coloque a farinha e o cacau em pó e, com o auxílio de uma espátula, mexa de baixo para cima até ficar homogêneo. Derrame a mistura em seis potinhos previamente untados com manteiga e leve ao forno pré-aquecido a 200ºC por cerca de 15 minutos. O tempo depende do forno e do tamanho dos potes. O bolinho deve ter aparência de assado, mas ainda manter um interior cremoso.

O praliné de amêndoas

1 xícara de açúcar
¾ xícara de amêndoas tostadas sem pele

Coloque o açúcar em uma panela de fundo grosso, em fogo médio, até que derreta e fique com cor de caramelo. Acrescente as amêndoas levemente picadas, mexa até incorporar e derrame a mistura em um tapete de silicone ou no mármore untado com manteiga. Quando estiver frio e duro, quebre em pedaços e leve ao processador, até formar uma farofa. Vai sobrar, mas não te apavora: joga por cima de um pote caprichado de sorvete que fica sensacional.

A calda de chocolate

2 barras do chocolate 1891 Gourmet
1 caixinha de creme de leite

Coloque o chocolate picado e o creme de leite em uma tigela. Leve ao microondas e mexa de trinta em trinta segundo, até derreter completamente. Reserve.

A montagem

6 picolés de coco

Coloque os potinhos em pratos. Com os bolinhos ainda mornos, insira um picolé no meio de cada um. Derrame a calda de chocolate e finalize com o praliné de amêndoas.

3 Responses to Adocica: Grand Gateau de Chocolate com Praliné de Amêndoas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current [email protected] *