• Bowl

    Adocica: Bowl crocante com mousse de chocolate branco

  • Slider 2

    ADOCICA: BROWNIE DE STIKADINHO NO POTE

  • Slider

    Doces do Mundo: Churros

  • Slider

    DOCES DO MUNDO: DONUTS

Vou te falar a verdade: eu nunca sonhei com Paris. Quando criança, desejava conhecer a Grécia e o Egito, mergulhar em histórias milenares, desbravar os museus a céu aberto, me enrolar em papel higiênico e brincar de múmia, conhecer a Esfinge de Gizé e a Acrópole de Atenas, compreender um mundo que extrapolava os livros da escola. Na adolescência, entre as minhas visitas regulares à biblioteca, comecei a flertar com Shakespeare: devorei Sonho de uma noite de verão, Muito barulho por nada e, claro, Romeu e Julieta. A Itália, mais precisamente Verona, então, entrou para a minha rota de viagens imaginária. Com a idade avançando impiedosa, comecei a ver o mundo com um olhar mais crítico – e, ao mesmo tempo, passei a apreciar e a respeitar ainda mais as belezas naturais e culturais da América Latina. De repente, queria colocar uma mochila nas costas, no maior estilo clichê “não sei o que fazer da vida, vou dar uma volta por aí pra me entender melhor” e conhecer os países vizinhos, sem muito dinheiro e pouca bagagem.

No fim das contas, eu não fiz nada disso. De presente de 50 anos, minha mãe me convidou para ir à Europa com ela, com direito a muita comilança, museus e aventuras. Dentre as pâtisseries e boulangeries que conhecemos, uma ganhou um espacinho especial no meu segundo coração, mais conhecido como estômago: Erick Kaiser e seu financier de pistache. Amanteigado, macio como uma nuvem, doce na medida, no maior estilo francês. Por um momento, esqueci dos meus desejos da infância e da adolescência e suspirei. Com essa viagem inesperada, percebi que eu realizei um sonho que eu não sabia ter. E, agora, junto com todos os meus devaneios, eu também sonho com Paris.

Financier de Pistache (receita adaptada da chef Karen Goldman)

60g de farinha de amêndoas
100g de farinha de pistache
140g de açúcar de confeiteiro
100g de farinha de trigo
200g de manteiga sem sal
8 claras
Corante verde

Em uma tigela grande, peneire a farinha e junte o açúcar de confeiteiro, a farinha de amêndoas e a farinha de pistache. Bata as claras em neve, cuidando para não deixar elas firmes demais, e incorpore aos secos. Derreta a manteiga em uma panela de fundo grosso, até que ela comece a ficar com tom e aroma amendoado (conhecido como noisette). Deixe esfriar um pouco e adicione à massa, misturando até ficar homogêneo. Se desejar, coloque o corante. Derrame a massa em forminhas retangulares e leve ao forno pré-aquecido a 210ºC por 15 minutos – ou até ficar com uma aparência levemente dourada.

Se quiser conhecer a história do financier, eu conto nesse post aqui :)

7 Responses to Adocica: Financier de Pistache e rotas imaginárias

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current [email protected] *