• Bowl

    Adocica: Bowl crocante com mousse de chocolate branco

  • Slider 2

    ADOCICA: BROWNIE DE STIKADINHO NO POTE

  • Slider

    Doces do Mundo: Churros

  • Slider

    DOCES DO MUNDO: DONUTS

É difícil de acreditar, mas eu nem sempre gostei de comer. As professoras da creche sofriam com a minha rebeldia infantil, e a agenda costumava voltar pra casa com o mesmo recado: “A Bárbara negou comida de novo”. Eu lembro de devorar o prato inteiro em apenas um tipo de situação: quando a sobremesa era creme de baunilha ou de abacate. Até hoje eu gosto desses doces renegados, provavelmente por me lembrarem da satisfação que eu sentia ao colocar a colher na boca.

Não demorou muito, porém, para eu descobrir o prazer de comer – um caminho sem volta. Minha mãe, a melhor cozinheira que eu conheço, passou para mim a paixão pela alquimia dos alimentos. Aos poucos, comecei a fazer aparições na cozinha. Bolo de chocolate, sorvete de iogurte, picolé – pequenos deleites que me ensinaram a apreciar aquilo que é feito com as próprias mãos. Lembro bem de ajudar a vó Valesca a decorar deliciosas bolachas caseiras, e do orgulho que eu sentia ao ver o trabalho pronto.

É incrível como as minhas lembranças mais queridas estão intimamente ligadas à comida. Almoços de domingo com a mesa farta, jantares românticos com o namorado, viagens com os amigos, encontros familiares. Em comum, sorrisos e barrigas cheias. Nem sempre, porém, podemos confiar apenas em nossa memória – e isso motivou minha família a fazer uma compilação das receitas da vó Verônica, capítulo de um pequeno livro de “causos” e de histórias. Atos singelos como esse ajudam a lembrar daqueles que já se foram – e estimulam a criação de novas recordações a partir de antigas receitas.

O que eu sei sobre gastronomia, aprendi com a minha família. Claro que livros e blogs também ensinaram, mas a comida afetiva a gente só aprende a fazer em casa. Existe, afinal, restaurante melhor que o nosso lar?

Bárbara Pustai

Update: Escrevi este texto logo que surgiu a ideia do blog. No meio tempo, decidi investir na gastronomia, e comecei a fazer um curso. Com os meus professores, conheci a cozinha técnica – mas a “cozinha da alma” continuo aprendendo em casa <3

45 Responses to A Autora

  • Ana Cláudia Glufke says:

    Parabéns pelo blog querida, achei demais!
    Adorei o primeiro post e parece que estou te escutando enquanto leio o que tu escreves.
    O mesmo aconteceu aqui, lendo o quanto tu gosta do creme de baunilha (aquele da magia do aniversário).
    Temos que marcar alguma coisa urgente! Aí quem sabe tu faz uns marshmallows?!
    Um beijão, continua sempre desse teu jeitinho, tu vai longe!

    • Bárbara says:

      Ana, que lindo que tu gostou! A magia do aniversário precisa acontecer novamente, então precisamos mesmo marcar nosso almoço hehe :) Super beijo, amada! (e pode contar com os marshmallows!)

  • Maribel Susane Selli says:

    Muito interessante e inspirador teu blog Bárbara. Imagino o quanto é possível ser feliz com essas descobertas. Abraços com carinho, Maribel.

  • Clarissa says:

    Que coincidência, tua mãe também é a melhor cozinheira que eu conheço – junto com você, claro. Nunca vou esquecer aquela pavlova.

    Nem sabia desse teu projeto, mas to sorrindo sozinha um sorriso imenso aqui no escritório. MUITO SUCESSO. Virei leitora assídua desde já.

    Beijo!

  • Adelaide says:

    Já li este post sobre “a autora” incontáveis vezes e, cada vez, me emociono! Me sinto tão orgulhosa e feliz pela delicadeza com que escreves. Claro que sou suspeita para dizer qualquer coisa…mas não pude deixar de fazer este pequeno comentário! Muito sucesso e alegria neste teu lindo projeto.

  • Jane Wolff says:

    Maravilha, realmente a cozinha é uma alquimia.
    Legal ler tuas falas e saber o quanto és habilidosa/amorosa no preparo dos pratos que já provei, com muito sabor e afeto!
    Ta lá então!

    • Bárbara says:

      Benjamin, que bom que tu gostou! Acredito que o bom humor deixa tudo mais leve – e fico feliz que tu tenha curtido essa forma de escrever :) Um abraço e sucesso com o marshmallow!

  • Odete says:

    Que gostoso teu Blog!!! No jeito de escrever, nas cores….até dá vontade de comer! Sucesso!! Mas quero continuar a provar tuas comidas, e de tua mãe também, é claro! Abração!

  • Marisa Knob says:

    Parabéns pelo blog!!! também aprendi muito com tua mãe e hoje adoro cozinhar. Estou sempre inventando alguma coisa na cozinha! Desejo muito sucesso sempre!! Beijos

    • Bárbara says:

      Marisa querida, obrigada! Fico muito feliz que tu também adora se aventurar na cozinha, e que minha mãe teve influência nisso :D Super beijo e volte sempre!

  • Roxana Pinto Nishimura says:

    Oi Bárbara,

    Como hoje foi dia de estréia de receita do blog, resolvi também deixar registrado o quanto seu Blog é especial… Receitas deliciosas como as que encontramos aqui, outros blogs até podem ter, mas o diferencial está na sua entrega e dedicação para transformar meros ingredientes em sensações que nos proporcionam pequenas viagens e ativam nossas memórias afetivas.
    Realmente amar o que se faz, traz esse resultado!!!
    Adoro a maneira autêntica que tens de descrever o modo de preparo: divertido, bem humorado e irreverente #risadagarantida #receitaficamaisleve #alimentodaalma
    Tens o dom de brincar com as palavras e transformar receitas em momentos mágicos!!!
    Sem contar o carinho e atenção ao responder os comentários das postagens, incentivando sempre a experimentação e motivando os blogueiros de plantão.
    Desejo sucesso sempre para você e que sua vida seja repleta de doces momentos!!!
    Beijos no coração, com carinho, Roxana <3

    • Bárbara says:

      Ro, minha amiga querida!

      É tão bom poder contar com o apoio de uma pessoa tão especial como tu! <3 Eu sempre fico esperando os teus comentários, adooooro as hashtags :D O blog está aqui para isso mesmo, testar, comentar, contribuir, inventar e trazer pequenas alegrias pro cotidiano :)

      Um beijo carinhoso!

  • Marcia Rodrigues (mami2) says:

    Nooooossa… que or-gu-lho!!!!!

    Minha linda, eu não conhecia seu site e simplesmente amei! Quanto amor nas suas palavras e, com certeza, nessas comidas divinas e maravilhosas.

    Lembrei dos “alfajores tupiniquins” que vc me deu de presente a alguns anos e eu morri comendo e, que os uruguaios não se ofendam: os seus eram muito mais gostosos e eu nunca mais comi nada igual!!! xD

    É emocionante ver como a beleza de quem vc é reflete em tudo o que vc faz! Mas claro, não podia ser diferente, toda essa doçura de pessoa tinha que se manifestar de alguma forma… na música eu tive o prazer de te acompanhar e nas guloseimas, vou dar uma de preguiçosa e ficar sentadinha esperando pra comer!!! Hahaha

    Mucho éxito en tus proyectos!!!!!!

    Te amo, querida!!! Beijo infinito \o/

    • Bárbara says:

      Apenas chorando aqui! <3

      Coisa boa ler palavras tão carinhosas vindas de quem a gente quer tão bem, que é tão importante nas nossas vidas! E noooooossa, fiquei me achando agora com esse elogio dos alfajores! Hehehe :D

      Te amo, mi mama 2! A saudade nem cabe no peito!

      OBS: Mi casa es su casa – e com uma mesa cheia de gulodices só esperando por uma visita :D

  • Roxana says:

    Parabéns pelo primeiro ano de muitos!!!
    O blog é um sucesso e não poderia ser diferente, tamanho amor e dedicação da Bárbara <3
    Que continue deixando nossas vidas mais doces e que a magia e o encanto pela arte de cozinhar esteja sempre presente em seus dias!!!
    Tens o dom!!! És uma pessoa especial e iluminada!!!
    Orgulho de ser tua amiga!!!
    Bjs carinhosos e sucesso sempre <3

  • Luiz Felipe Silva says:

    Olá, parabéns pelo site, as receitas são maravilhosas, espero fazer todas XD.
    Gosto muito de sobremesas, adoro fazê-las.
    Você é muito boa no que faz, gostei muito muito mesmo das receitas, a qualidade das fotos são incríveis. O jeito que você descreve cada receita é muito legal. Carinhosa com as pessoas, isso é muito legal!!

    Bom, parabéns mais uma vez e que muitas coisas boas aconteça à você XD

    ( Uma curiosidade: Como você consegue tirar essas fotos excelentes? :D )

    • Bárbara says:

      Oi, Luiz Felipe! Nossa, que coisa boa ler esse comentário! Vou querer saber se você fez e se gostou das receitas :) Quanto a sua pergunta das fotos: fiz duas disciplinas de fotografia durante a faculdade, que me deram uma boa base para usar câmeras no modo manual. Pesquiso bastante sobre gastronomia, tenho muitos livros, e tudo isso me inspira na hora de clicar! No mais, é no feeling mesmo hehe :) Obrigada pelo carinho! Beijos!

  • Super curti a iniciativa, amo cozinha de raiz, e eu estive pensando em fazer jornalismo como segunda faculdade, mas fiquei com medo de não me adaptar. No meu blog falo de minhas crônicas de cozinheiro, receitas e curiosidades. Você acabou de ganhar um novo seguidor.
    Na dúvida sobre comida pode contar comigo!

  • Adriana Cecconi says:

    Um dos melhores blogs que ja conheci. Procurando uma receita de arroz doce com arboreo, te encontrei. Adorei. O jeito que descreve as coisas da vida, é simplesmente delicioso. Beijos e parabens.

    • Bárbara says:

      Adriana, fiquei emocionada com tua mensagem! Muito obrigada MESMO pelo carinho, espero te encontrar mais vezes por aqui <3 :) Beijos! (ah, e quero saber como ficou o arroz doce! :D)

  • Bárbara,
    Ao fazer uma busca no Instagram, acabei chegando no seu perfil, e como não resisti fui aprofundar mais e mais em casa foto, lindo! Não sei como não te achei antes, sabe aquela sensação que temos quando parece que conhecemos a pessoa de algum lugar? Mas logo percebi a tal empatia, jornalista e amante da cozinha, combinação mais que perfeita!
    Vou ler mais o blog, mas já gostei do que vi, parabéns pelo trabalho e sucesso sempre.

    Beijo

    • Bárbara says:

      Oi, Fabiana! Ah, adorei ler teu comentário <3 Fiquei muito feliz que tenhas encontrado e gostado do blog, espero te ver mais vezes por aqui! Um Beijão!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Current [email protected] *